segunda-feira, 11 de maio de 2009

O consumidor On-line . . .

O que se manifesta na grande rede mundial de computadores (Internet), é que na atualidade, cresce a cada momento o número de usuários de banda larga em todo o mundo, o que proporciona o aumento dos negócios via web em sua proporcionalidade. As informações no ‘mundo virtual’ são cada vez mais aumentadas a cada acesso provido por usuários da rede, ocasionando agregadores para o crescimento do segmento atualmente. O fator tecnologia é o principal responsável por conduzir esta vantajosa revolução, opcionando ao mercado um leque de objetivos positivos para tal conduta. De acordo com Kotler (2000, p.682) as vantagens dos consumidores on-line são as seguintes: Os compradores têm as seguintes vantagens, com a abundância de informações: Podem obter informações objetivas sobre várias marcas, incluindo custos, preços, atributos e qualidade, sem depender do fabricante ou de varejistas.Podem requisitar propaganda e informações dos fabricantes. Podem especificar o produto ou serviço que desejam usar agentes de software para procurar e solicitar ofertas de vendedores. O poder de decisão é sem sombra de dúvidas com o crescimento do mercado eletrônico do cliente. Ou seja, a autonomia de procurar o melhor preço, além da comodidade e praticidade que o mesmo desfruta, são fatores que influenciam no processo de compra, o que caracteriza cada vez mais a importância das estratégias de marketing mais bem elaboradas, para atrair a atenção dos clientes. Essas vantagens para o computador significam que o processo de troca na era da informação passou a ser iniciado e controlado pelo cliente. As empresas e seus representantes são mantidos a distância até que o cliente os convide a participar da troca de informações. Mesmo depois de os profissionais de marketing entrarem no processo, são os clientes que ditam as regras e se isolam com a ajuda de agentes e intermediários. Os clientes definem de quais informações necessitam em que ofertas estão interessadas e que preços estão dispostos a pagar. Portanto, esse marketing iniciado e controlado pelo cliente reverte completamente às práticas de marketing ao longo do tempo. (Kotler, 2000)

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