sexta-feira, 8 de maio de 2009

E-commerce, a tendência do mercado

A visão atual do mundo globalizado dos negócios abrangem as características cada vez mais ímpares em relação ao mercado, ou seja, as estratégias das empresas estão cada vez mais inovadoras e revolucionárias, como por exemplo, a venda de produtos e ou serviços utilizando uma transferência de dados através da grande rede mundial de computadores (Internet). A utilização de laptops, desktops e inclusive os telefones móveis, estão cada vez mais se aliando as estratégias e planejamentos de mercado para a comercialização de produtos e ou serviços.De acordo com Kotler (2000, p.681), o e-commerce é tratado da seguinte maneira: As formas mais recentes para o marketing direto são os canais eletrônicos. O termo descreve uma ampla variedade de transações eletrônicas, como o envio de pedidos de compra para fornecedores via EDI (troca eletrônica de dados); o uso de fax e e-mail para conduzir transações; o uso de caixas eletrônicos e cartões magnéticos para facilitar o pagamento e obter dinheiro digital, assim como o uso da Internet e de serviços on-line. Tudo isso envolve fazer negócios no ‘espaço de mercado’, em vez de mercado físico. Nesta visão, a abordagem realizada em virtude do conceito de e-commerce em si é de importância não apenas por sua funcionalidade, mas também por suas inovações no mercado mundial, aproximando as efetivações de compras a um simples ‘click’ no computador ou telefone, através da Internet. Nos primórdios do e-commerce, as negociações on-line eram e ainda são realizadas com produtos como CDs, livros e demais produtos palpáveis e de características tangíveis. Entretanto, com o avanço da tecnologia, surge uma nova tendência para a comercialização on-line, se inicia a venda de serviços pela web, como é o caso dos pacotes turísticos, por exemplo, muitas operadoras de turismo estão preparadas para abordar seus clientes dessa nova maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário