segunda-feira, 20 de abril de 2009

Planejamento Estratégico

A definição por sua vez, pode ser simples em relação aos efeitos causados por um processo bem realizado, ou seja, os planos para atingir os objetivos de marketing são esquematizados para colocar a organização numa posição de cumprir eficazmente e eficientemente a sua missão, quanto ao seu crescimento e sua agressividade no mercado no qual ela está inserida.Em inúmeros fatores é realizada a formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Neste processo são traçados objetivos para que com isso, definam-se estratégias e ações, para as análises de pontos fortes e pontos fracos da empresa. Para qualquer estratégia ser eficaz, ela precisa estar em sintonia com as necessidades e exigências dos clientes (as condições de mercado no qual é implementada) e com recursos e capacidades da empresa que busca implementá-la. Não importa o quanto à estratégia é bem feita; se não estiver focada em satisfazer as necessidades dos clientes, está destinada ao fracasso.Ao que se refere no quesito estratégia e neste propósito sendo de marketing, as visões são destinadas com o foco no consumidor (cliente). As observações previamente são realizadas pelo próprio mercado, com o alvo na eficácia (fazer as coisas certas) em vez da eficiência (fazer as coisas das maneiras corretas), pois este princípio parte do poder maior de ação dos profissionais. Um planejamento é primordial para o avanço dos possíveis negócios, tendo em vista que a adequação estratégica acontece de acordo com as necessidades dos clientes no que se refere à eficácia, além do empenho das empresas em busca e recursos para implantação dos mesmos.Na visão de Churchill (p.86, 2007), ele enfatiza esforços de marketing da seguinte forma:"Esforços de marketing eficazes são aqueles que possibilitam às empresas alcançar seus objetivos definidos por meio do processo de planejamento estratégico. O planejamento estratégico centra-se em objetivos de longo prazo, concentrando-se em atividades que resultem no desenvolvimento de uma missão organizacional clara, bem como de objetivos organizacionais e de estratégias que permitam à empresa alcançar tais objetivos.Com os propósitos de reforçar as estratégias, encontradas nas empresas para a captação de novos clientes, busca-se um atrativo que amplie as características existentes na mesma. O foco seria buscar os reais propósitos para a existência além da razão necessária para o futuro do negócio a ser implantado, as estratégias de marketing devem ser colocadas no contexto da estratégia corporativa geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário